contato@freiscarmelitas.com.br

Arcebispo Carmelita Filippo Iannone é nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos pelo Papa Leão XIV

Na sexta-feira, 26 de setembro, o Papa Leão XIV nomeou o arcebispo carmelita Filippo Iannone como Prefeito do Dicastério para os Bispos. Ele exercia anteriormente o cargo de Prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos. Sua nova função inclui também a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O arcebispo iniciará seu novo ofício em 15 de outubro de 2025.

A notícia da nomeação de Mons. Iannone chegou ao Capítulo Geral ao final da Missa de Encerramento, celebrada na Catedral de Nossa Senhora do Carmo. O Prior Geral, Desiderio García Martínez, anunciou a novidade à assembleia após a assinatura dos Atos Capitulares. Mais tarde, Frei Desiderio declarou: “Ficamos muito felizes ao receber a notícia de que Mons. Filippo Iannone foi nomeado pelo Papa como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Enviamos a ele nossas mais calorosas felicitações em nome da Ordem do Carmo. O Papa Leão XIV, reconhecendo a dedicação de Dom Iannone à Igreja, o considerou digno dessa grande responsabilidade. Que o Espírito Santo o ilumine em seu novo serviço à Igreja.”

Natural de Nápoles, Itália, Dom Iannone é membro do Comissariado Geral de La Bruna. Jurista e canonista, possui ampla experiência em tribunais, universidades pontifícias e na arquidiocese de Nápoles, onde atuou como bispo auxiliar. Em Roma, exerceu diversas funções, entre elas: membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; consultor da então Congregação para os Institutos de Vida Consagrada; membro do Conselho para os Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana; presidente do Comitê para os Lugares de Culto; e integrante da Conferência Episcopal da província italiana do Lácio.

Em 2012, foi nomeado vice-regente da Diocese de Roma por Bento XVI. Em 2017, tornou-se secretário adjunto do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, do qual foi designado presidente em abril do ano seguinte.

Esta é a primeira nomeação de um chefe de dicastério vaticano feita pelo Papa Leão XIV, para o cargo anteriormente ocupado pelo então cardeal Robert Prevost, eleito papa após o falecimento de Francisco.

 
 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *